Das mais de 4.500 espécies de aranhas existentes no Brasil, apenas cerca de 10 são seriamente venenosas, e apenas três espécies são potencialmente letais. As aranhas costumam morder para se defender, assim como as abelhas. Ao contrário do medo popular, os humanos muito raramente morrem de picadas de aranha. Em média, menos de seis pessoas morrem a cada ano por picadas de aranha, em milhões de casos. (Em comparação, cerca de 60 pessoas morrem a cada ano por picadas de abelhas, vespas e vespas).
- Aranhas marrons reclusas: elas são as mais venenosas de todas as aranhas. Elas são as mais perigosas de todas as aranhas.Felizmente, estes animais são muito tímidos e raramente mordem. As aranhas variam em tamanho de 1/4 a 3/8 de polegada, e têm marcas escuras, como violino, na parte superior de suas pernas.
- Aranhas viúvas: A vários tipos de aranhas viúvas – viúva negra oriental e ocidental, viúva vermelha, viúva marrom e viúva cinza – todas têm um padrão de ampulheta facilmente identificável em seu abdômen. A toxicidade varia, mas uma mordida desta aranha geralmente causa dor e suor, e às vezes cãibras musculares. Entretanto, a mordida da aranha viúva negra do sul pode causar dores de cabeça, náuseas, febre, dor abdominal e aumento da pressão sanguínea. Quando uma mordida de viúva causa a morte, o culpado é geralmente a viúva negra do sul. Várias espécies de aranhas viúvas são encontradas mas não são agressivas, a menos que estejam ameaçadas.
- Aranhas errantes: O veneno da aranha errante é semelhante ao da aranha reclusa marrom, causando necrose e sintomas neurológicos como confusão e perda de memória. As aranhas errantes variam em tamanho de um a dois centímetros e geralmente vivem perto do solo. Ao contrário das aranhas eremitas, elas podem ser bastante agressivas.