Embora as aranhas sejam frequentemente consideradas como insetos, na verdade são aranhas. Eles têm oito pernas ao invés das seis de insetos, e têm duas partes do corpo, enquanto todos os insetos têm três. Além disso, quase todas as aranhas são carnívoras e têm presas com as quais matam suas presas.
Algumas aranhas tecem teias para capturar insetos voadores, enquanto outras são caçadoras ativas, pulando ou correndo atrás de insetos. Aranhas de patas curtas tendem a pular em suas presas, enquanto espécies de patas longas como aranhas lobo, aranhas papaias de patas longas e aranhas marrons reclusas são corredoras que perseguem suas presas.
Em outras palavras: Só porque não há teias de aranha em sua casa, não significa que não haja aranhas.
O ciclo de vida de uma aranha é muito diferente do de um inseto. Uma aranha fêmea pode depositar até 3 000 ovos, e o embrião dentro do ovo passa por todos os estágios larvares no saco do ovo e eclode como uma aranha totalmente desenvolvida, mas minúscula.
À medida que cresce, a aranha come quase toda matéria orgânica, mas logo desenvolve a capacidade de capturar presas vivas por conta própria. À medida que ela cresce, a aranha derruba sua pele várias vezes e sua velha parte superior do corpo pode ser vista com frequência na teia.
Após cinco a dez transformações, que geralmente ocorrem em poucos meses, a aranha está madura e pronta para se reproduzir.