Como Acabar com Infestação de Baratas Francesinhas – 8 Métodos

Como Acabar com Infestação de baratas Francesinhas

Procurando maneiras de se livrar das baratas francesinhas. Aqui estão 8 métodos biológicos de controle dessas pragas que você pode experimentar e mais algumas dicas .

Problemas com baratas não são incomuns. Essas pragas ágeis, prosperam em ambientes humanos e são notoriamente difíceis de serem capturadas e transmitem doenças, por isso é importante saber como se livrar das baratas para sempre.

Se você estiver enfrentando problemas com essa praga, a coisa mais fácil a fazer é chamar um profissional imediatamente. Os melhores remédios para o controle de baratas podem estar escondidos no armário da sua cozinha.

Especialistas em controle de pragas dizem que há seis remédios naturais para se livrar das baratas, muitos dos quais já podem ser encontrados na sua despensa. De borra de café a detergente de louça, esses remédios podem ajudá-lo a se livrar das baratas de forma natural e permanente. 

É claro que prevenir é melhor do que remediar, e é por isso que também listamos maneiras de evitar que as baratas entrem em sua casa.

1. Açúcar e ácido bórico

O ácido bórido é eficaz contra baratas porque seca lentamente o exoesqueleto dos insetos, afeta seu sistema digestivo e, por fim, os mata.

Recomenda-se misturar o ácido bórico e açúcar em uma proporção de 3:1 e borrifar o remédio caseiro nos locais onde você avistou baratas.

2. Óleo de hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta é um dos repelentes de pragas mais conhecidos do mercado, portanto, não é surpresa que também seja eficaz contra baratas.

O spray de óleo de hortelã-pimenta repele baratas de forma não tóxica e é seguro para crianças. Especialistas sugerem misturar 15 gotas de óleo de hortelã-pimenta em 1,5 litro de água e borrifar o produto nas áreas infestadas.

3. Detergente líquido para lavar louça


Se você sabe como limpar um carpete ou remover manchas de café da sua máquina de lavar louça favorita, talvez já conheça o poder do detergente líquido. Mas esse detergente também tem seu lugar no controle de baratas.

Uma mistura de água e sabão pode sufocar e matar baratas, e é particularmente eficaz contra as baratas alemãs. Misture quatro colheres de sopa de detergente de louça em um litro de água e borrife nos locais onde notar baratas.

4. Borra de café

Você sabia que a borra de café pode ser usada para limpar móveis? E que a borra de café é boa para as plantas? Sim, a borra de café de uma máquina de café pode ser usada para o controle de baratas, mas não da maneira que pode parecer à primeira vista. 

As baratas são atraídas pelo cheiro da borra de café, o que significa que ela pode ser a armadilha perfeita.

Despeje a borra de café em pequenas xícaras de papelão, coloque as xícaras em copos cheios de água e coloque os copos nas paredes ou rodapés onde você viu a baratas. 

O cheiro prende as pragas em uma armadilha da qual elas não conseguem escapar, e você pode descartar o conteúdo no dia seguinte.

5. Suco de limão

O suco de limão é um método aromático porque os limões têm propriedades antipatógenos naturais que repelem as baratas.

Recomenda-se misturar de duas a três colheres de sopa de suco de limão em um balde com alguns litros de água e lavar as áreas problemáticas nessa solução com um esfregão.

6. Naftalina

A naftalina, com a fórmula molecular C10H8, é um repelente natural usado com frequência por donas de casa.

Seus vapores repelem traças e baratas, de modo que as roupas armazenadas perto de bolas de naftalina ficam protegidas contra essas pragas.

7. Vinagre

O vinagre não é apenas um agente de limpeza eficaz, mas também um repelente natural de insetos. Ele pode eliminar muitas pragas de sua casa.

Misture partes iguais de vinagre branco e água e coloque em um frasco de spray. Em seguida, aplique-a em locais onde as baratas são encontradas.

8- Pepino ou casca de laranja

Técnica natural para se livrar dessa praga é usar pepino ou casca de laranja. Essas fontes de alimento têm um cheiro forte que os insetos não toleram.

Agem como um repelente natural, polvilhe cascas de pepino ou laranja nos armários, despensas ou cantos da cozinha.

Como se livrar das baratas de uma vez por todas

A melhor maneira de se livrar das baratas de uma vez por todas é remover as causas que as atraem. Isso requer nada mais do que boa higiene e limpeza da cozinha:

1. Jogue fora ou tranque o lixo regularmente: As baratas são comedoras muito exigentes, e não há nada mais desagradável do que abrir a tampa de uma lixeira e vê-las remexendo nela.

2. Não deixe pratos na pia: as baratas estão sempre à procura de comida, e isso é tão atraente para elas quanto a comida deixada na mesa da cozinha (que também deve ser mantida em recipientes herméticos).

3. Não deixe alimentos não consumidos de animais de estimação do lado de fora. Ela também atrairá roedores.

4. Passe aspirador de pó no chão após as refeições. Isso é um incômodo, mas se você tiver um problema com baratas, até mesmo as migalhas deixadas no chão após a comida que você acabou de comer ou preparar são suficientes para alimentá-las, assim como os ratos.

5. Deixe-as sem água. Lembra-se da pia cheia de água? As torneiras pingando no banheiro? Os pratos de água dos animais de estimação? Todos eles são excelentes fontes de água para baratas sedentas.

Mais alguns métodos de como se prevenir do aparecimento de baratas

Afinal, você precisa saber como evitar esse problema tão inconveniente.

Preencha buracos, frestas e rachaduras

É importante vedar buracos e rachaduras em paredes e pisos para evitar a entrada das baratas francesinhas.

Portanto, um pequeno buraco vai servir como esconderijo.

Armadilhas adesivas

As armadilhas adesivas devem ser colocadas perto de rachaduras, fendas, buracos e outros locais onde você perceber a presença de baratas.

Isca descartável

Há várias tipos de iscas descartáveis disponíveis no mercado para ajudá-lo a se livrar desses insetos.

Basta colocá-las em áreas próximas de onde as baratas se reúnem, como bueiros, valas de drenagem ou ralos. É aconselhável trocar a isca regularmente.

São geralmente capacitadas para captura dessa praga se colocadas devidamente e em locais estratégicos.

Sprays contendo inseticidas

Verifique se é um inseticida específico para baratas e siga as instruções do fabricante. Esses produtos químicos específicos são usados para repelir esses insetos.

O spray deve ser aplicado em áreas onde as baratas gostam de se esconder, como cantos de armários, ralos e embaixo de móveis. Respeite as instruções do fabricante para garantir a sua segurança, de sua família e dos animais de estimação.

Instalar as redes nas janelas

As baratas podem entrar em sua casa também pelas janelas.

Medida preventiva eficaz é instalar redes contra baratas nas janelas para evitar que elas entrem. Lembre-se, elas podem também serem baratas voadoras.

Limpe todos os ralos do imóvel

Utilize um detergente – essa é a mistura perfeita para os ralos. Primeiro, coloque suas luvas de limpeza e esfregue a área com detergente neutro usando uma escova.

Enxágue, adicione vinagre e alvejante e, por fim, polvilhe com bicarbonato de sódio.

Uso de redes de drenagem para orifícios de drenagem (ralos)

Vivem também em ralos e mesmo que sejam estejam limpos e drenados podem sair desses locais, você pode usar ralos daqueles tipo abre e fecha ou usar pequenas rede ou telas.

Sendo as redes e telas estreitas, as baratas francesinhas não conseguem sair e assim não tem acesso ao interior do local.

Livre-se da umidade

As baratas adoram umidade. Uma boa dica para repeli-las é evitar a umidade dentro e ao redor dos cômodos.

Deixe portas e janelas abertas e garanta a ventilação constante do local.

Quando devo chamar uma dedetizora de baratas profissional para o extermínio de baratas

Se as métodos adotados não resolverem o problema ou se a infestação estiver em grau forte, tipo fora de controle, é melhor contratar uma dedetização profissional especializada. Ele terá o conhecimento e os recursos para tratar com eficácia uma infestação grave e acabar com as baratas francesinhas.

Agora que você sabe como se livrar das baratas, resta apenas saber: Com qual solução começar.

Picture of Luís Otávio Botelho

Luís Otávio Botelho

Compartilho minha experiência pessoal e o conhecimento que adquiri ao longo dos anos como operador de controle de pragas. Todos os artigos são escritos por especialistas e muito tempo é gasto em pesquisas antes da publicação.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Quer a melhor dedetização para seu imóvel?

Controle de Pragas Máximo de Eficácia Dedetizadora Nokalt Dedetização Desratização Descupinização no RJ

Últimas notícias: